terça-feira, 5 de abril de 2011

São João da Barra; Linha férrea ligará o Porto do Açu ao Rio de Janeiro

O secretário de Transportes, Julio Lopes, informou que o Governo do Estado, em parceria com o governo federal e a iniciativa privada, está montando um projeto para a construção de uma nova linha férrea de transporte de cargas, ligando o Porto do Açu, no Norte Fluminense, ao Rio de Janeiro. Esta linha se conectaria com a via férrea federal que será construída do Porto do Açu ao litoral do Peru, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico. A informação foi divulgada pelo secretário durante a inauguração de um viaduto em Japeri, na Baixada Fluminense, na manhã desta segunda-feira (4/4).
– Estamos próximos de acertar um grande projeto de construção de uma linha ferroviária de 350 quilômetros. Será a primeira grande linha brasileira construída nesta nova fase do país – afirmou Lopes.
O plano é aproveitar um trecho desativado que vem de Minas Gerais, em bitola esteira, contornando a Baía de Guanabara, que sai de Ambaí, em Nova Iguaçu, e vai até Itaboraí, passando por São Bento, Saracuruna e Magé. Em Itaboraí, a Petrobras pretende estender um ramal até o Complexo Petroquimíco de Itaboraí (Comperj). Agora, a ideia é implantar uma linha nova de Itaboraí até Campos e daí até o Porto do Açu, onde se ligaria à ferrovia federal 354, conhecida como Transoceânica.
A construção deverá ser desenvolvida a partir de Parceria Público Privada, entre os governos federal e estadual, com participação de grandes empresas como LLX e Petrobras, diretamente beneficiadas pelo empreendimento. O projeto, que ainda está em fase de modelagem econômica-financeira, deverá ser iniciado logo após a finalização desta fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário