quinta-feira, 28 de abril de 2011

Secretaria de Pesca de São João da Barra ganha sede própria

A Secretaria Municipal de Pesca de São João da Barra passará a funcionar em novo endereço. A sede própria, adquirida pela prefeitura e situada na rua Barão de Barcelos, nº 16, na área central do distrito de Atafona, será inaugurada pela prefeita Carla Machado nesta sexta-feira (29), às 19h:30. A aquisição do novo espaço tem por finalidade proporcionar um melhor atendimento à classe pesqueira e mais conforto e comodidade a usuários e funcionários, em um espaço amplo e arejado.
De grande importância dentro da estrutura governamental de São João da Barra, devido ao potencial do município relação à pesca, tanto de água doce quanto de água salgada, a secretaria vinha funcionando, nos últimos meses, em um prédio alugado, também na praia de Atafona. Com a nova estrutura, o secretário municipal de Pesca, João Batista dos Santos Filho, conhecido como Joãozinho, comemora o fato de contar com local adequado para a execução dos trabalhos.
— São procedimentos para emissão de documento do pescador, de barco de pesca e de barco de recreio junto à Marinha do Brasil, homologação de rádio VHF junto à Anatel, permissão de pesca junto ao Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), além de renovação de Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) — explicou.
Periodicamente são realizados, de acordo com o secretário, cursos em parceria com a marinha para Marinheiro Auxiliar de Convés (Mac), Marinheiro Auxiliar de Máquinas (Mam) e para Arraes Amador, além da realização de serviços do barco de apoio marítimo, que atua rebocando embarcações e resgatando pescadores em alto-mar. “A Estação de Comunicação Marítima (Escoam) foi transferida para a sede da secretaria visando facilitar a transmissão dos rádios com maior raio de alcance”.
Outros serviços – Entre os diversos serviços de relevância disponibilizados pela secretaria municipal de Pesca, está o Caminhão Frigorífico, que é utilizado pelos pescadores no transporte gratuito do pescado para a Ceasa, na cidade do Rio de Janeiro. “A iniciativa proporciona ao pescador uma economia de R$ 4,00 no frete em cada caixa de 20 kg, que é vendido a um preço melhor, sem a necessidade de intermediários”, explica o secretário Joãozinho, lembrando que foram adquiridas 500 unidades de caixas plásticas para o transporte do produto e um frigorífico foi alugado para armazenamento do pescado até o momento do embarque.
Uma parceria com a Colônia de Pescadores Z-2 na execução do Projeto Limpeza do Mangue, em cursos de informática, em atendimento odontológico e apoio às ações da Associação de Pescadores de Atafona (Apataf), assim como início da construção de uma no bairro da CEAHB, a ser utilizada na retirara dos barcos da água com maior segurança para que possam ser realizados reparos e reformas.
— Em breve iniciaremos a obra de instalação do Futuro Terminal Pesqueiro em parceria com a empresa LLX e outros projetos já estão em andamento, como estudo de dragagem dos canais de acesso às embarcações do Rio Paraíba do Sul, sinalização com bóias nos canais de acesso às embarcações, Projeto Pesca na Rede, Projeto Centro de Reabilitação do Pescador com fisioterapia, dentre outros — finalizou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário