sexta-feira, 22 de abril de 2011

Agricultores protestam contra desapropriação em São João da Barra

Agricultores fizeram um protesto contra a desapropriação de uma área rural no município de São João da Barra, no litoral do Rio de Janeiro. Eles não concordam com o valor das indenizações e invadiram uma área da Companhia de Desenvolvimento Industrial do estado.
A manifestação começou com produtores e trabalhadores rurais colocando fogo em cercas que foram instaladas esta semana. Até a placa da companhia de desenvolvimento do estado virou mais combustível para a fogueira. Nem policias que apareceram acompanhados de funcionários de uma empresa que presta serviço para a Codin conseguiram conter o protesto.
As desapropriações começaram há um mês. O governo do estado está tomando a posse de 70 quilômetros quadrados da zona rural de São João da Barra para a construção de um distrito industrial e de um corredor logístico no entorno do que será o Porto do Açu. Uma área onde existem mais de 400 propriedades rurais.
O Porto do Açu promete trazer desenvolvimento e crescimento econômico para esta região do estado do Rio de Janeiro. Parece que, pelo menos por enquanto, estado e os donos das terras desapropriadas estão longe de um acordo.
A Codin diz que as indenizações já estão depositadas judicialmente e que a desapropriação está sendo feita dentro do que exige a lei. Os valores referentes aos lotes foram depositados em juízo, mas os manifestantes contestam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário