segunda-feira, 18 de abril de 2011

Uma cidade em ritmo de eleição




Duelo entre ex-aliados, fogo amigo, palpiteiros de outros municípios, debates calorosos nas emissoras de rádio e especulações, muitas especulações. Estes são alguns ingredientes que compõem o clima pré-eleitoral no município de São João da Barra. Quem já acompanha o movimento aposta que a eleição de 2012 em SJB poderá ser tão tensa quanto a polêmica disputa pela Prefeitura de Campos no ano de 2004. Um fator que esquenta ainda mais a disputa é a previsão de investimentos exorbitantes na cidade com o Superporto do Açu.

Por enquanto existem três possíveis candidatos: Neco (PMDB), o preferido da prefeita Carla Machado (PMDB), o ex-prefeito Betinho Dauaire (PDT), o preferido da família Garotinho e Alexandre Rosa (PPS), que deixou o G-5, grupo de oposição ao governo na Câmara e agora se coloca como independente. Porém, Rosa não descarta um alinhamento com o governo.

Um outro pré-candidato, o padre Francisco de Assis Soares Cravo revelou na última sexta-feira ao blog “Entrelinhas”, da jornalista Júlia Maria, que não é mais pré-candidato à Prefeitura de SJB. Ele abriu mão da candidatura para apoiar o ex-prefeito Betinho Dauaire. Padre Francisco, que deverá ser candidato a vereador, aceitou o convite do vice-presidente do PR sanjoanense, Bruno Dauaire, e vai se filiar ao partido nas próximas semanas.

O G-5, que agora virou G-4, também quer participar ativamente da disputa pelo governo municipal. O vereador Gersinho (PMDB), que no início deste ano assumiu a presidência da Câmara, já teve o seu nome cogitado em uma possível aliança com o ex-prefeito Betinho. Porém, para este tipo de aliança, ele teria que trocar de partido, já que o PMDB é o partido da atual prefeita.

Segundo o ex-prefeito Betinho Dauaire, a eleição promete grandes debates. “O processo eleitoral em São João da Barra é sempre muito intenso. As pessoas participam mesmo, vivem muito a vida política do município. Isso é saudável quando conseguimos transformar toda essa energia em um grande momento de fortalecimento da democracia. Em 2012 não será ser diferente”, disse. 

Aliados viram rivais e rivais viram aliados

Assim como a política de Campos, a disputa eleitoral em São João da Barra mistura políticos que integravam um mesmo grupo. Anos atrás, as famílias do ex-prefeito Betinho Dauaire e da atual prefeita Carla Machado eram aliadas.

Depois, chegou o economista Ranulfo Vidigal, que assumiu a Prefeitura com o apoio do então prefeito de Campos, Anthony Garotinho. Com o enfraquecimento de Ranulfo, as famílias de Betinho e Carla se fortaleceram novamente e voltaram ao poder. Porém, Garotinho apareceu mais uma vez, se aliou a Carla Machado, que rachou com Betinho, assumiu a Prefeitura em 2004 e se reelegeu em 2008. Agora, Carla Machado rompeu com Garotinho, virou aliado do ex-prefeito Betinho.  

Inclusive, o fato de Garotinho estar em sintonia com Betinho teria motivado a saída do vereador Alexandre Rosa do G-5. 

Prefeita apóia Neco e evita discussões

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, já deixou claro que gostaria de ver o seu secretário de Assistência Social, Neco (PMDB) como candidato à Prefeitura em 2012. Porém, vem frisando que não há nada definido e que mudanças podem ocorrer. No entendimento da prefeita, a antecipação do debate é uma estratégia da oposição. “Existe um calendário eleitoral e tudo será definido neste período. Antecipar o debate é uma estratégia da oposição. Fizeram isso na outra eleição e o povo deu a resposta nas urnas”, diz a prefeita.

Vitrine — O adversário de Carla, Betinho diz que todos estão de olho em SJB. “Nosso município, mais do que nunca, é vitrine para a região e para o Brasil e por isso as próximas eleições vão ter uma repercussão como nunca antes. Eu torço para que o processo eleitoral seja uma grande oportunidade de darmos bom exemplo de cidadania, focando no debate das idéias com respeito às pessoas”, afirma

Nenhum comentário:

Postar um comentário