terça-feira, 12 de abril de 2011

Agentes de endemias participam de curso sobre Controle da Dengue em São João da Barra

A Secretaria Municipal de Saúde de São João da Barra, por meio do Núcleo de Controle de Zoonoses e em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, iniciou nesta segunda-feira (11/04), o curso de capacitação sobre PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue) e PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue).
Cerca de 105 agentes de endemias divididos em três turmas participam do curso, que termina no dia 19 de abril. “Terça-feira, encerraremos o curso para a 1ª turma, quarta e quinta será a vez da 2ª turma. A 3ª turma será nos dias 18 e 19 de abril”, comentou a coordenadora do Núcleo de Controle de Zoonoses, Vera Cardoso de Melo, destacando a importância de se melhorar o conhecimento técnico dos agentes nas ações a serem realizadas.
O curso é ministrado pelos técnicos da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, Jorge Querino e Marcelo Coutinho e aborda questões relacionadas à importância mecânica que é preconizada como a 1ª forma de combate ao vetor da dengue por ser ecologicamente correta na eliminação do foco do mosquito Aedes Aegypti sem a utilização de produto químico no meio ambiente.
Segundo Jorge Querino, no curso os agentes aprenderão o manejo correto do inseticida Diflubenzuron, conduta do agente na abordagem ao morador no domicílio, compromisso, responsabilidade e comprometimento no combate à dengue, utilização do EPI (Equipamento de Proteção Individual) entre outros tópicos.
— O inseticida é um produto que, manejado corretamente, oferece segurança tanto para os agentes quanto para a população — destacou o técnico Marcelo Coutinho, acrescentando que esse produto tem ação lenta acontecendo em até sete dias e que o poder residual sem reposição de água é de até 22 semanas e com reposição de área de 1/3 oito semanas.
De acordo com a coordenadora Vera Cardoso de Melo, sem a participação e envolvimento da população nada surtirá efeito, tendo em vista que as condições de reprodução do mosquito são feitas inconscientemente pela população. “Estamos fazendo a nossa parte conscientizando a população no combate à dengue”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário