Pilares da ponte que liga o município de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana |
Enquanto o foco está nas desapropriações do quinto distrito de São João da Barra e tem muita gente usando o fato simplesmente de forma política, vamos ressaltar aqui outro fato de suma importância e que não pode ser abafado. Em recente reunião com o vice-governador do Estado, Pezão, a prefeita Carla Machado ouviu dele que as obras da ponte que liga São João da Barra a São Francisco de Itabapoana finalmente serão concluídas.
Vamos traçar um cronograma que dá a prefeita sanjoanense o título de “A mãe da Ponte”. Temos que ser justos, pois foi ela quem arregaçou as mangas e se reuniu com prefeitos da região, enviou documentos a deputados estaduais, federais, governo do Estado, governo Federal, esteve nos pilares da ponte João Figueiredo com engenheiros… Daqui a pouco, aqueles que estiveram pelo governo do Estado e sequer olharam para este benefício regional, vão dizer que são os idealistas do projeto.
HISTÓRICO: Há quase 40 anos iniciava a obra de uma ponte que ligaria o município de São João da Barra ao seu antigo sertão (que se emanciparia e desde 1996 se tornaria o município de São Francisco de Itabapoana). Até hoje se aguarda a conclusão da ponte João Figueiredo que se encontra apenas com os pilares erguidos.
ESTRUTURA FÍSICA: Para o término da obra, que está com a infraestrutura parcialmente pronta, constando de fundações, pilares, travessas de apoio, blocos de coroamento e os encontros para os aterros das extremidades, é necessário fazer ainda uma revisão, recuperação e adequação. A superestrutura, ainda por executar, constitui-se de todo o vigamento principal longitudinal para os 19 vãos, acrescido das lajes em concreto armado do tabuleiro da ponte. Também serão construídos os acessos de dois quilômetros e 400 metros, até a RJ 194, em São Francisco do Itabapoana, na margem esquerda, e de quatro quilômetros, até a BR 356, em São João da Barra, na margem direita. Ao todo são 19 vãos, com 18 pilares e dois “encontros”, totalizando 822 metros de comprimento com 14 metros de largura.
VIABILIDADE DO PROJETO: “A estrutura da ponte ligando São João da Barra a São Francisco de Itabapoana sobre o Rio Paraíba do Sul é viável”. A afirmação é do engenheiro da LC Engenharia, Luiz Eduardo Cardoso, que visitou o local em fevereiro de 2007. “Não fazia idéia do tamanho da estrutura que me impressionou. A infraestrutura está toda pronta. As estacas são profundas e muito bem concebidas, as deteriorações são muito superficiais”, analisa o engenheiro que visitou a área, tirou fotos e depois apresentou um estudo técnico da obra.
Visita da prefeita Carla Mahado e de engenheiros aos pilares da ponte João Figueiredo |
IMPORTÂNCIA REGIONAL: A conclusão da Ponte João Figueiredo seria um dos pontos importantes para o desenvolvimento da região, visto o crescimento econômico regional através dos royalties de petróleo, e principalmente agora, com o advento do Complexo Logístico do Açu, em São João da Barra, que fará do município e da região, um polo referencial para novos investidores. E para tal, infraestrutura é fundamental.
Nova via de tráfego: A ponte será uma alternativa de tráfego à BR-101, a partir da integração do novo anel rodoviário à Rodovia do Sol, no Sul do Espírito Santo, por meio da RJ 194, sobretudo se o direcionamento for o Porto do Açu.
Movimentação turística: O Turismo da região Costa Doce vai se expandir com a conclusão da obra. Haverá uma maior integração entre as praias de São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e do Espírito Santo.
Crescimento econômico: A conclusão da ponte afetará de imediato o setor econômico regional. Terá fundamental importância no desenvolvimento dos setores agrícola, turístico, ceramista, sucroalcooleiro e agora, industrial, com o Complexo Logístico do Açu. Do Espírito Santo, por exemplo, pedras, como granito, poderão chegar ao Porto do Açu.
Sociabilidade: São Francisco do Itabapoana se emancipou em 1996. Todo aquele território fazia parte do município de São João da Barra. E a ponte era um sonho de integração municipal. Hoje, busca-se o sonho de integração intermunicipal e regional, estreitando os laços sociais.
CARTA DA REGIÃO: A prefeita Carla Machado liderou um movimento em prol da conclusão das obras da ponte João Figueiredo. Em fevereiro de 2007, em São João da Barra, foi realizada uma reunião pública com a presença do prefeito de Campos dos Goytacazes, Alexandre Mocaiber, do prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedro Cherene, de representantes do Ministério Público e da sociedade civil organizada. O principal argumento foi a viabilidade econômica e a necessidade de novas pontes serem construídas sobre o Rio Paraíba do Sul como forma de desafogar o forte tráfego nas rodovias. Assinada pelos prefeitos e entidades, o documento chamado “Carta da Região” foi enviado ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, ao Congresso Nacional e ainda à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro(Alerj).
Prefeita Carla Machado com prefeitos da região em reunião em São João da Barra |
DOCUMENTO AO MINISTRO: Em visita do ministro dos Transportes, Paulo Passos, no dia 11 de janeiro de 2007, à região, a prefeita Carla Machado entregou documentação sobre a viabilidade do projeto e sua importância histórica, logística e econômica. Ministro e prefeita sobrevoaram o município sanjoanense durante 45 minutos.
SENADO: A prefeita também conseguiu dos senadores Francisco Dornelles e Marcelo Crivella o comprometimento com a causa.
BRASÍLIA – EM BUSCA DO SONHO: A busca incessante pelo término da obra da ponte fez com que a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, estivesse constantemente na capital federal, no intuito de mobilizar e conscientizar deputados, senadores, ministros de Estado e o presidente da República sobre a importância da conclusão da ponte João Figueiredo para a região.
Brasília — 26 de abril de 2007: A prefeita Carla Machado participou de uma audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Na oportunidade, a prefeita tratou de assuntos referentes à retomada das obras para conclusão da ponte ligando os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.
Brasília — 22 e 23 de outubro de 2007: A prefeita esteve em Brasília com 22 deputados e alguns senadores. Carla, ainda foi à Secretaria das Relações Institucionais de Assuntos Federativos, onde se reuniu com Alan Silva, gerente da região Sudeste I, para tratar de questões relativas ao término da ponte.
Brasília — 06 e 07 de novembro de 2007: A prefeita esteve reunida com a Bancada Fluminense com o intuito de viabilizar a inserção de uma emenda de bancada para a conclusão da obra da Ponte João Figueiredo. E conseguiu. Com um forte poder de articulação que lhe é peculiar, Carla conseguiu mobilizar deputados de diferentes partidos (PMDB, DEM, PDT e PSDB). Infelizmente não saiu do papel.
OMPETRO: A prefeita de São João da Barra conseguiu transformar a luta pela conclusão da obra da ponte numa questão regional. Durante a reunião da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) no dia 29 de outubro de 2007, em Carapebus, ela obteve apoio do Fórum da Sociedade Civil Organizada que enviou um documento aos 46 deputados federais do Rio pedindo empenho para conseguir recursos para a obra.
Rio de Janeiro — 05 de abril de 2011: O vice-governador Pezão informou em reunião com a prefeita Carla Machado que o Estado incluiu a conclusão da ponte que liga São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, no pacote de obras que serão contempladas com o empréstimo de R$ 1 bilhão que será liberado para o Estado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Cabral conseguiu o recurso em viagem recente aos Estados Unidos.
Prefeita Carla Machado em recente reunião com o vice-governador do Estado, Pezão Fonte >blog Bruno Costa |
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