terça-feira, 31 de maio de 2011

Carla Machado vai à manifestação no 5º distrito de São João da Barra e diz estar ao lado dos produtores

A prefeita Carla Machado alterou sua agenda na parte da manhã da última terça-feira (31) para ir ao 5º Distrito, à manifestação realizada por produtores rurais, em uma propriedade da região. Cerca de 40 produtores rurais estavam reunidos e realizaram uma encenação, que segundo eles, representava a “morte” dos produtores do 5º. A manifestação foi acompanhada pela Polícia Militar e durou o dia inteiro. A prefeita afirmou que vai marcar, o mais breve possível, uma reunião no 5º Distrito, com os produtores e a presença tanto do empreendedor quanto do governo do Estado.
Carla disse que foi à manifestação para “pedir aos produtores oportunidade para falar a verdade” sobre os fatos que envolvem as desapropriações no5º  Distrito, inclusive com relação às acusações de que “não tem defendido os interesses dos produtores”. “Tenho sido acusada de muita coisa, mas como Prefeita eu não posso olhar apenas para um segmento da sociedade. Nós precisamos ver o projeto de forma abrangente, mas nunca abandonei os produtores do 5º Distrito”, disse Carla Machado.
A prefeita lembrou as seguidas reuniões, desde o anúncio da construção do Porto com o Estado e com os empreendedores, a fim de resolver questões que são fundamentais para o futuro tanto dos produtores, como do Município.
“São João da Barra vai crescer e vai crescer muito. Temos muito trabalho pela frente, principalmente com relação ao planejamento urbano, capacitação e as obras de infraestrutura, mas também existem questões como a dos produtores e dos pescadores, que estamos defendendo. Já fizemos muito, mas há pessoas com interesses mesquinhos que estão usando os produtores para causar um desgaste político à administração”, desabafou.
Em recente evento realizado na Câmara de São João da Barra pelo Movimento Nossa São João da Barra, a Prefeita lembrou, diante do presidente da Colônia de Pescadores Z-2, William Pereira, alguns avanços a título de compensação conquistados junto ao empreendedor. Dentre os ativos da compensação está o entreposto pesqueiro que será construído às margens do rio Paraíba do Sul e cujo projeto, inclusive, foi discutido junto à colônia. “Nós conversamos e depois do projeto pronto chamamos a Colônia e perguntamos: é isso que vocês querem?”.
Alvo de manifestações e ataques por parte dos produtores rurais, a prefeita lembrou ainda as seguidas reuniões junto ao governo do Estado, inclusive com o próprio governador Sérgio Cabral, nas quais a situação dos produtores do 5º domina a pauta: “quando foi pedido que se trocasse o local do assentamento da Fazenda Pontinhas para Palacete nós fizemos. Por causa disso atrasou o assentamento, cujas primeiras unidades estão ficando prontas. Não vou deixar o povo do Quinto ser massacrado, mas também nós precisamos fazer as coisas dentro da realidade”, disse Carla.
- As pessoas e especialmente os produtores precisam saber o que temos feito. Não estamos parados, em momento algum eu deixei de me preocupar com a situação e defender os interesses deles. Agora mesmo, definimos com o empreendedor que as pessoas com dificuldade de obter a documentação definitiva, os posseiros, poderão vender suas terras para a empresa e depois, com a desapropriação, a empresa será ressarcida. Temos trabalhado muito duro para resolver estas questões, afirmou a prefeita.
FONTE:ozk

Nenhum comentário:

Postar um comentário