domingo, 26 de junho de 2011

Carreata dos bombeiros do Rio vai de Copacabana ao Recreio



Carreata dos bombeiros no Rio (Foto: Bernardo Tabak/G1)Carreata dos bombeiros passa pelo Leblon, seguindo para o Recreio (Foto: Bernardo Tabak/G1)
Depois da caminhada realizada na manhã deste domingo (26) na Zona Sul do Rio, centenas de bombeiros iniciaram no início da tarde uma carreata que segue de Copacabana em direção ao Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Pelo menos 100 carros particulares seguem um caminhão de som em que a categoria pede a anistia criminal e administrativa para os 439 agentes presos após a ocupação do Quartel Central da corporação, no dia 3 de junho, no Centro.
Carreata dos bombeiros no Rio (Foto: Bernardo Tabak/G1)Pelo menos 100 carros de passeio participam do
protesto dos bombeiros (Foto: Bernardo Tabak/G1)
Os motoristas que seguem pela Zona Sul em direção à Zona Oeste da cidade devem ter paciência, já que, como a orla está fechada em virtude da área de lazer neste domingo, o trânsito segue lento por onde passa a carreata, como a Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, e a Avenida Vieira Souto, em Ipanema.
Passeata na Praia do Flamengo
Na manhã deste domingo, centenas de bombeiros se concentraram na Praia do Flamengo, na altura da Rua Dois de Dezembro, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Professores da rede estadual de ensino, policiais militares e funcionários públicos também participaram do protesto. O grupo ocupou duas faixas da Praia do Flamengo, no sentido Centro, causando retenções no trânsito.
Pelo menos três ônibus trouxeram bombeiros de outros municípios. De acordo com o cabo Daciolo, um dos líderes da categoria, durante a caminhada pela orla, em direção a Copacabana e Ipanema, para pedir apoio à população, os bombeiros colocaram fitas vermelhas nos veículos de motoristas que quiseram reforçar o protesto.
caminhada bombeiros no Aterro (Foto: Tássia Thum / G1)Protesto dos bombeiros neste domingo (26) começou com caminhada no Aterro (Foto: Tássia Thum / G1)
Os professores estão em greve desde o último dia 7. A categoria pede um reajuste emergencial de 26% e descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos. Na próxima quarta-feira (29), os professores pretendem se reunir em nova assembleia, no Clube Municipal, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, para discutir os rumos da greve.
Senado aprova anistia, que vai ser apreciada na Câmara Federal
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, no dia 22, um projeto de lei que anistia os bombeiros do Rio de infrações previstas no Código Penal Militar e no Código Penal. O movimento dos bombeiros fluminenses começou no início de junho, e reivindica melhores salários e condições de trabalho.
O projeto de lei foi aprovado em caráter terminativo (sem necessidade de ser aprovada em plenário) e segue para análise da Câmara dos Deputados. Se aprovada pelos deputados, a proposta vai à sanção presidencial.
Por volta das 11h30, os bombeiros se dirigiram para o Aterro do Flamengo, para recolher assinaturas em um abaixo-assinado pela anistia irrestrita. Segundo líderes do movimento, são necessárias pelo menos 600 mil assinaturas para o documento ter efeito e poder ser entregue às autoridades.
FONTE:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário