segunda-feira, 27 de junho de 2011

“Continuo na luta dos pescadores sem pressão e sem raiva”, diz Alexandre em Sessão da Câmara de São João da Barra

Em Sessão da Câmara de São João da Barra, nesta segunda-feira (27), os Vereadores Kaká e Franquis Arêas estiveram ausente por compromissos na Capital. O Vereador Jonas (de Barcelos) assumiu interinamente o lugar do vereador Kaká (1º Secretário) e a Sessão foi iniciada com a leitura da ata da última Sessão. Aluízio contestou a Ata e solicitou uma alteração.
Em seguida, Jonas leu o ofício enviado pela Secretaria de Pesca da Prefeitura de São João da Barra, onde o Secretário, João Batista dos Santos Filho, informava que não poderia comparecer a Sessão por problemas relacionados a Saúde. Insatisfeito, Camarão pediu a palavra e falou da falta de comprometimento da Secretaria de Pesca para com os pescadores, que estão sendo prejudicados com a construção do Porto do Açu.
‘Irresponsabilidade, os vereadores de Situação tem compromisso com os pescadores, mas a Prefeita mora em Atafona e não faz nada pelos pescadores. O que adianta morar aí, ver os pescadores sofrendo e não fazer nada por eles? Alguém da secretaria de Pesca poderia vir dar explicações e buscarmos juntos soluções ou será que todos da Secretaria estão doentes?”, indagou Camarão, que adiante, na Sessão, corrigiu: “Eu quis dizer que os vereadores de Situação NÃO tem compromisso com os pescadores, mas que os vereadores de Oposição é que tem compromisso com os pescadores”, disse.
Em seguida o Vereador Alexandre Rosa pediu a palavra e emendou:
“Eu continuo na luta dos pescadores. Porém, hoje, sem pressão e sem raiva. Eu estive conversando com a Prefeita sobre a necessida que os pescadores da nossa região tem e já está sendo elaborado um projeto pelo executivo para que venha dar o ganho e a compensação necessária aos pescadores”, disse Alexandre Rosa.
Ainda sobre o assunto, o Presidente Gersinho teve aprovado um requerimento convidando o gerente-geral de Operações Portuárias da LLX, Romeu Rodrigues, para ministrar uma palestra na próxima quinta-feira (30) sobre o Complexo Portuário do Açu e seus impactos ambientais.
Em seguida o Tema Livre foi tema de discussão. Camarão, Gersinho, Alexandre Rosa, Aluízio Siqueira e Jonas de Barcelos discutiram sobre as regras do Tema Livre. Os vereadores de Situação reivindicaram a inscrição do Tema Livre, acham que assinar o Tema Livre e usá-lo apenas na próxima Sessão é irrelevante. Optam por inscrição no dia para o Tema Livre do mesmo dia. O Presidente do Legislativo, Gersinho, disse que as regras do Tema Livre são as mesmas de todos os outros mandatos. Aluizio disse que os Vereadores estão alí é para mudar e melhorar. O pedido de mudança das regras do Tema Livre foi aprovado.
A discussão sobre os projetos que dão aumento aos funcionários do Executivo, em 7%, entraram em pauta. Aluízio Siqueira cobrou que as comissões enviassem à Câmara para ser aprovado para garantir o aumento já no próximo pagamento. Camarão disse que não tem dez dias que o projeto chegou a Comissão. Aluízio Siqueira disse que tem mais de trinta dias, já que o projeto foi encaminhado no dia 19/05.
Jonas pediu para que o Presidente do Legislativo, Gersinho, aumentasse o salário dos servidores da Câmara Municipal. Gersinho disse que já havia aumentado o salário dos servidores da Câmara e que se pudesse dar aumento duas vezes em um ano, ele daria. Jonas disse que, ao menos, poderia ser um aumento da mesma porcentagem que o Executivo deu, 7%. Gersinho disse que se a Prefeitura der aumento para os servidores públicos municipais na mesma proporção que deu à Procuradoria do município, que ele faria o mesmo na Câmara.
Sem mais matérias na ordem do dia, a Sessão foi encerrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário