terça-feira, 24 de setembro de 2013

V Conferência da Defesa Civil é nesta terça (24)

Com o tema “Estar informado reduz risco”, a Defesa Civil de São João da Barra realiza no nesta terça-feira (24), no auditório municipal de 8h às 17h, a V Conferência Municipal de Defesa Civil.
Para abrir o evento Fernando Guilherme da Costa, vai ministrar o curso de Logística e Manejo de Doações em Situações de Desastre, que tem como objetivo administrar as doações para obter o controle desse material no momento da distribuição às famílias afetadas.
Fernando Guilherme é Chefe Nacional de Socorro e Desastre da Cruz Vermelha Brasileira, Membro (RIT) Regional Interventión Team em Respuesta a Desastres, Federação Internacional de Cruz e Crescente Vermelho, Unidade Panamericana de Resposta a Desastre (PADRU) - Panamá, e tem Curso Operacional de Defesa Civil (CODC) pelo Ministério de Integração Social e Secretaria Nacional de Defesa Civil – RJ, aonde vem realizando palestras sobre o tema.
O evento terá sequência com palestra ministrada por Tereza Maria da Silva, tendo como foco a importância do Serviço Social em situações de desastre no amparo as famílias atingidas. Tereza hoje está atuando como educadora social, chegando a ocupar a função de coordenadora estadual pelo Rio de Janeiro. Além de ser Ouvidora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social na prefeitura do Rio De Janeiro,  é membro do Sistema Municipal de Defesa Civil. Ela já foi Gerente de projetos em abrigo de população de rua, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e também Supervisora de estágio no Projeto Rondon.
As inscrições para a V Conferência devem ser realizadas na sede da Defesa Civil em São João da Barra, com a apresentação do documento de Identidade e CPF, até o dia 23, segunda-feira, na Rua do Rosário, 632, centro, que fica em frente à Praça de São Pedro.
Para o coordenador da Defesa Civil de São João da Barra, Adriano Martins, o objetivo de realizar a conferência no município, é abordar e explicar para as pessoas quais são as situações de desastres e os procedimentos de emergência que podem evitar risco de vida.

 http://www.sjb.rj.gov.br

terça-feira, 17 de setembro de 2013

NOV apresenta Programa de Capacitação de Mão de Obra

Interessados maiores de 18 anos devem se inscrever no Balcão de Empregos até esta quarta-feira, 18.



A National Oilwell Varco (NOV Flexibles) em parceria com a prefeitura de São João da Barra apresentou a população sanjoanense, na segunda-feira (16), no auditório municipal, o Programa de Capacitação de Mão de Obra Local que abrirá 25 vagas exclusivas para os moradores da cidade nos cursos de Montador e Auxiliar de Movimentação de Carga e, posteriormente, Operador de Produção.
A analista de Recursos Humanos da NOV, Cicilia Soares, ressaltou que as inscrições estão abertas e vão até quarta-feira (18), das 9h às 16h30, no Balcão de Emprego de São João da Barra, localizado na Rua Barão de Barcelos em frente ao Centro Cultural. “No ato da inscrição o candidato deverá ter 18 anos completos e apresentar cópia do currículo, Carteira Nacional de Habilitação, comprovante de residência e escolaridade”, informou.
A coordenadora de Recursos Humanos da NOV, Camila Silva, destacou que após a inscrição os candidatos passarão pelo processo de seleção e análise de currículo, provas, testes psicológicos e entrevista. “Depois desse processo serão escolhidos os 25 candidatos que farão a capacitação de tempo integral (manhã e tarde) no SENAI / Campos”, explicou, detalhando que o curso terá início na primeira semana de outubro e será concluído em dois meses.
Segundo a supervisora de treinamento da empresa, Thais Canto, no 1º curso em abril de 2013, 75 pessoas foram qualificadas, com 95% de aproveitamento e o 2º curso em maio de 2013, 75 qualificados com 85% de aproveitamento. – É importante frisar que os candidatos aprovados no curso serão admitidos num prazo de um mês após a conclusão do curso – disse.
Já o supervisor de Produção da NOV, Fernando Camargo, informou que a empresa americana tem 160 anos de atuação na produção de tubos flexíveis, utilizados para o seguimento de petróleo, óleo e gás, produzindo equipamentos e oferecendo serviços e soluções. “Estamos no Açu desde 2011 e a nossa previsão é de começar a operar a partir de outubro de 2013 se consagrando a primeira empresa a entrar em atividade no Complexo Industrial do Superporto do Açu”, finalizou.

Obras no Bairro de Fátima devem começar em 30 dias

A obra vai desviar o tráfego de veículos de dentro do bairro Nossa Senhora de Fátima.




O prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza (Neco) assinou nesta segunda-feira (16), no Rio de Janeiro, o contrato de liberação dos R$ 8 milhões, através do Programa “Somando Forças”, que visa a construção de duas rotatórias e um trecho de dois quilômetros de pista asfaltada. A obra vai desviar o tráfego de veículos de dentro do bairro Nossa Senhora de Fátima,  na sede do município.
O prefeito Neco, foi recebido pelo secretário estadual de Obras, Hudson Braga e pelo presidente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado-estadual Paulo Melo (PDMB). Segundo Neco, a obra é de suma importância para garantia de segurança dos moradores do Bairro de Fátima.
“É provável que as obras comecem em 30 dias. Temos pressa em entregar essa obra para os moradores, já que o tráfego de veículos tem crescido muito na estrada. Essa situação tem colocado os moradores em risco constante porque a cada dia são mais carros. Se levarmos em consideração que em breve teremos uma população que pode ser quase dez vezes a que temos hoje, imagine a situação de caos e o risco para todos” comentou o prefeito.
No primeiro encontro realizado no Palácio da Guanabara, no início do mês, o governador Sérgio Cabral ressaltou que o investimento é fundamental, já que a cada dia a população é maior com a chegada dos investimentos na região do Super Porto do Açu.
“A construção das duas rotatórias e um trecho de dois quilômetros de pista duplicada, indo do trevo de São Cristóvão até a SB02, vai melhorar o acesso a São João da Barra”.

sábado, 7 de setembro de 2013

Justiça nega pedido de cassação de Neco e vereador Eziel

Justiça nega pedido de cassação de Neco e vereador Eziel


O site SJB Online informa que a Juíza da 37ª Zona Eleitoral São João da Barra, Luciana Cesário de Mello Novais, julgou improcedente o pedido de cassação de diploma do prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB), o vice Alexandre Rosa (PMDB) e o vereador Eziel Pedro (PSDC), na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) 39184, movida pelo Partido da República (PR) e pela coligação São João da Barra vai mudar para melhor. Com a decisão, o PR deve recorrer.
De acordo com a ação Neco e Eziel teriam doado material para a Igreja Assembleia de Deus, na localidade de Cajueiro, no período eleitoral.  A acusação era de abuso de poder de econômico,  captação ilícita de sufrágio, crime eleitoral. O pedido era de cassação de diploma, cassação de registro e declaração de inelegibilidade.
A sentença, com data de 27 de agosto, foi divulgada ontem (6), no Diário da Justiça Eletrônico, número 195/2013, que será publicado no dia 09 de setembro de 2013.
Confira alguns trechos da sentença:
Da captação ilícita de sufrágio: 
de acordo com a prova produzida, a doação e cerimônia em questão, ocorreram no mês de maio de 2012, e, portanto, antes do requerimento do registro de candidatura dos investigados Eziel Pedro da Silva e José Amaro Martins de Souza (Neco). O mesmo se deu em relação a Alexandre Rosa Gomes. Sendo assim, considerando que não restou configurado o requisito temporal exigido pelo supramencionado dispositivo legal, não há que se falar em captação de sufrágio
Do abuso do Poder Econômico: 
“Nesse contexto, a doação de ferragens para ampliação de uma igreja de pequeno porte, localizada no interior, e trinta sacos de cimento não configura abuso do poder econômico. Por oportuno, cumpre-me esclarecer que, a meu sentir, o que ocorreu foi a realização de verdadeira propaganda eleitoral, ainda que de forma subliminar, tendo em vista que, da análise da mídia, se extrai o nítido propósito de promover pessoalmente Eziel com vistas à eleição de 2012. Registre-se que tal questão já foi abordada por ocasião do Processo nº 415-15.2012.6.19.0037, no bojo do qual o ora investigado foi condenado, em primeira instância, ao pagamento de multa no montante de R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Isso posto, JULGO IMPROCEDENTES os pedidos”.

fonte: Blog do Bastos